3D Surgery

Impressão 3D

Tecnologia de Impressão 3D

A impressão 3D de resina é uma ótima opção para protótipos altamente detalhados que requerem tolerâncias estreitas e superfícies lisas, como moldes, padrões e peças funcionais.

Os três tipos de impressão 3D para peças de plástico mais usadas são:

  • Estereolitografia (SLA);
  • Sinterização Seletiva a Laser (SLS);
  • Modelagem por deposição fundida (FDM).

Atualmente na 3D Surgery, nós usamos a Form2, uma impressora SLA da FormLabs e a Photon S da Anycubic, uma impressora LCD baseada na impressão por SLA, ambas trabalham com uso de resinas.

A estereolitografia (SLA) foi inventada na década de 80, sendo a primeira tecnologia de impressão 3D do mundo. Ainda hoje, essa é uma das tecnologias mais usadas pelos profissionais. Essas impressoras usam um laser para curar a resina líquida em plástico endurecido, esse processo se chama fotopolimerização.

As impressoras 3D de resina SLA se tornaram muito populares por sua capacidade de produzir peças das mais variadas superfícies e direções, pela precisão adquirida e o acabamento de superfície suave. Uma impressora de resina LCD é a tecnologia mais recente a chegar no mercado, foi desenvolvida como uma evolução da tecnologia DLP. Ela possui um painél LCD como fonte de luz. A qualidade da impressão varia de acordo com a densidade do LCD. Quanto mais pixels tiver, melhor será a qualidade de impressão.

A diferença entre uma impressora LCD e SLA, é a velocidade de criação e a qualidade de superfície. Na LCD, uma camada inteira é exibida de uma só vez ao invés de um ponto único, portanto, a impressão é mais rápida. Em contrapartida, a qualidade de superfície obtida em uma impressora SLA é superior.

Aplicação da tecnologia de impressão 3D na medicina e odontologia:

São muitas as vantagens da utilização dessa tecnologia, peças produzidas por meio de impressão 3D garantem, precisão funcionalidade e estética de alta qualidade.

Beneficio da impressão 3D:

Aplicações NA MEDICINA E NA ODONTOLOGIA: